CONFIRA NOSSO

BLOG

MUNDO DA MODA

Dia Internacional da Igualdade da Mulher: as conquistas femininas mais marcantes no mundo da moda

26/08/2020
blog_int

Dia 26 de agosto é comemorado o Dia Internacional da Igualdade da Mulher. Diante desta importante data e como forma de reconhecermos o quanto as mulheres são fundamentais no mundo e merecem maior valorização, abrimos espaço em nosso blog para falar neste assunto, pois acreditamos que vale a pena relembrar como essa luta é importante.


Vamos entender como a mulher ainda sofre desigualdade no mercado de trabalho, especificamente no mercado da moda, e quais mulheres se destacam por suas conquistas femininas no mundo da moda e por serem referências de líderes e personalidades.


Ambiente de trabalho: desigualdade também no mundo da moda


A luta e as dificuldades não são de hoje quando o assunto é mulheres no mercado de trabalho. Ao contrário, são longas e precisam ser superadas todos os dias. Inclusive, no mundo da moda, que, aos nossos olhos, parece ser um mercado tão feminino. Mas não, ainda há muito a ser falado e melhorando quando o tema é este.


A discussão de igualdade de gênero no mundo da moda aborda diversas áreas, como a liberdade de decisões da vida pessoal, divisão das tarefas domésticas, fim da imposição de gênero nas roupas e, principalmente, a desigualdade no mercado de trabalho no universo da moda. 


Para você ter ideia em como esse universo é desigual, um estudante de Sociologia da Universidade de Austin, no Texas, teve como pioneiro seu trabalho onde abordou a desigualdade de gênero na indústria da moda a partir da linguagem usada para descrever estilistas e seus trabalhos. Confira:


“Ao analisar diversas publicações de moda, o estudo descobriu que estilistas masculinos tendem a ser elogiados como inovadores e vanguardistas, enquanto as criações de estilistas mulheres são descritas como práticas e fáceis de usar.” por Modefica.


Mas não é somente na linguagem que se percebe essa desigualdade: algumas publicações como Business of Fashion e Fashionista chamaram atenção à diferença entre a quantidade de homens e mulheres em posições de direção criativa nas principais marcas de moda, e para a disparidade de mulheres em cargos de tomada de decisão na indústria.


O que se percebe é uma desigualdade que vem de percepções sociais e culturais particulares dessa indústria, como é o caso da linguagem, na qual destaca que “homens são melhores estilistas e melhor orientados criativa e artisticamente do que mulheres, e também por barreiras sistêmicas que afetam todas as outras indústrias como o desequilíbrio no peso das responsabilidades domésticas, uma educação que não ensina mulheres a se reconhecerem como profissionalmente capazes, a crença de que homens são melhores líderes, etc.” por Modefica.


Isso só demonstra como o mundo da moda não é tão feminino como pode parecer.


5 mulheres que marcaram o mundo da moda


Mas claro que também existem muitas conquistas nesse universo, e não poderíamos deixá-las de lado. Vamos falar sobre o top 5 das mulheres mais marcantes no mundo da moda e que fizeram a diferença nesse mercado, conquistando seu espaço e também fazendo a diferença?


Vem com a gente!


1. Coco Chanel


A icônica e sempre lembrada quando o assunto é mulheres e moda. Sim, ela é um dos maiores nomes da moda. Ela não só mudou os padrões de vestimenta em seu tempo, como ajudou a empoderar as mulheres através de peças que eram tidas como de uso masculino na alta moda feminina. Coco Chanel, além disso, foi a primeira estilista a lançar um perfume, além de inspirar um corte de cabelo que possui até hoje o nome de Chanel.


2. Mary Quant


Criadora da famosa minissaia, a inglesa sofreu preconceito ao desafiar toda a sociedade com suas saias de 30cm. Porém, seu trabalho e sua luta foram reconhecidos, tanto é que a Rainha Elisabeth II a condecorou com a "Ordem do Império Britânico". Um grande marco para o mundo da moda e uma grande conquista para as mulheres, certo?


3. Miuccia Prada


Miuccia assumiu os negócios do avô, Mario Prada. A empresa da família, fundada em 1913, fabricava bolsas de couro da mais alta qualidade italiana. Miuccia revolucionou o nome Prada na moda com seu jeito rebelde e único, fazendo, inclusive, que as causas feministas tivessem ainda mais visibilidade na moda.


4. Naomi Campbell


A modelo Naomi Campbell é referência nas passarelas e no mundo da moda. O ícone fashion não só foi homenageado eCDFA (Council of Fashion Designers of America) como também se tornou uma modelo e atriz incrivelmente influente. Além, é claro, de ser a primeira negra da história a ser protagonista da capa Vogue e Times, o que encorajou outras mulheres negras a correrem atrás de seus sonhos. Além da representatividade feminina, também há o destaque da mulher negra quebrando barreiras e preconceitos para chegar ao topo do sucesso no mundo!


5. Diane Von Furstenberg


Considerada uma das criadoras mais importantes da moda nos anos 70 e 80, criadora dos famosos "Power Rings", anéis de pedras grandes, e pelo famoso vestido envelope, vendendo quase 25 mil unidades em apenas uma semana, em meados de 1976. 


CONFIRA MAIS MULHERES QUE SÃO EXEMPLOS DE LIDERANÇA E QUE CONQUISTARAM O MUNDO DA MODA COM SEU TALENTO.


Estamos em pleno 2020, mas a luta continua todos os dias!


Estamos em 2020, a gente sabe. Mas ainda hoje, nós, mulheres, precisamos lutar diariamente para conquistar o nosso espaço, isso em todos os ambientes, principalmente quando falamos em trabalho e reconhecimento.


Mesmo em constante luta, percebe-se que cada vez mais as mulheres se sentem encorajadas a seguirem seus sonhos sem se importar com o resto do mundo. Tempos atrás, algumas mulheres fizeram história no mundo da moda. Muitas delas ainda são referência até hoje e criaram um verdadeiro legado. E sabemos que muitas mais vão conquistar seus merecidos espaços, sendo verdadeiras referências para todos.


O mundo é nosso, mulheres, empoderem-se!


Gostou desse conteúdo e quer conferir mais sobre o mundo da moda? Continue acompanhando nosso blog!


CONFIRA MAIS

NOTÍCIAS

pessoanews

FIQUE POR DENTRO

NEWS

Cadastre-se para receber informativo com todas as nossas novidades e notícias sobre estilo e tendencia