CONFIRA NOSSO

BLOG

MUNDO DA MODA

Dia do Museu: um tour pelos museus de moda do mundo

18/05/2020
blog_int

Para as amantes de moda, mas que também não perdem a oportunidade de viajar e conhecer novas culturas e atrações, os museus são lugares essenciais para se visitar. Existem diversos deles espalhados pelo mundo que, com certeza, vão agradar você e ficarão marcados em suas memórias como lembranças incríveis.


Hoje nosso blog post vai ser um pouco diferente dos habituais. Em comemoração ao Dia do Museu, resolvemos fazer um conteúdo curioso e bem interessante sobre os museus de moda mais importantes e conhecidos pelo mundo e pela história da moda.


Separamos os principais museus de moda para você conhecer #EmCasa e viajar na imaginação com tantos detalhes incríveis. Vamos fazer um tour juntas?


1. Christian Dior Museum and Garden - França: um dos museus mais visitados do mundo, casa de infância do designer que se tornou um museu em 1988, mantendo viva a lembrança do estilista através da exibição de coleções permanentes e alguns itens que marcaram a história de Dior.




2. New York's Fashion Institute of Technology - EUA: possui exposições rotativas e coleções de peças únicas de designers como Chanel, Halston, Alaia e Balenciaga, com mais de 50 mil peças de vestuário e acessórios do século XVIII.


3. Anna Wintour Costume Center - EUA: o espaço possui uma galeria com mais de 390 metros quadrados, mais de 35 mil peças de roupas e acessórios do mundo todo com mais de 700 anos de idade e que representam os cinco continentes do século XV até hoje, além de ter como curadora a editora chefe da revista Vogue. 




4. MUMO: Museu da Moda de Belo Horizonte - Brasil: primeiro museu público de moda do Brasil, o MUMO tem o objetivo de ser um local de pesquisas, discussões e troca de conhecimentos. O museu conta com mais de mil peças de vestuário e acessórios da população local, compreendendo o período de tempo entre o século XIX e a década de 80. 




5. Fondazione Prada - Itália: criada por Miuccia Prada e Patrizio Bertelli em 1995, é uma instituição dedicada à arte e cultura contemporânea, se tornando um espaço para apresentação de diversas exposições. Possui espaços divididos que guardam coleções de Miucca e Patrizio.


6. Museu da Moda – MUM - em Canela, Brasil: uma reconstrução estética com um acervo de peças originais, contando 4000 anos da história do vestuário feminino. As peças foram confeccionadas de acordo com a pesquisa realizada pela empresária e estilista Milka Wolff e pela curadora do Museu, Débora Elman, obedecendo rigorosamente ao período que retratam. 




7. Kyoto Costume Institute - Espanha: uma das maiores referências em peças nada tradicionais e documentos históricos que recebeu doações dos principais designers e casas de moda como Louis Vuitton, Chanel, Christian Dior e mais de 1.000 conjuntos da marca japonesa Comme des Garçons. O seu curador é Akiko Fukai, historiador de vestidos e referência em moda mundial. 


Visitação de museus em tempos de pandemia: tour online


Diante da pandemia da Covid-19, todos os locais que possuem aglomerações de pessoas, como bares, museus, shows, eventos, etc, devem ficar fechados por tempo indeterminado para a não propagação do vírus. Por conta disso, estes mesmos locais tiveram que encontrar medidas para se manterem ativos: os cantores fazendo lives, os bares proporcionando delivery e os museus disponibilizando tours online.


Hoje em dia, muitos museus e galerias contam com coleções digitalizadas, disponibilizando esses tours virtuais. A plataforma Google Arts & Culture é uma das responsáveis por isso: mantém parcerias com mais de 2 mil museus no mundo. Entre seus parceiros, estão o Masp (Museu de Arte de São Paulo) e o Museu d’Orsay, em Paris. 


Como exemplo de tours da moda, temos a exposição O impacto de Coco Chanel na moda, oferecida pelo Museu Metropolitan, de Nova York, que aborda a influência decisiva de Chanel para a moda do século 20 em diante.


Mais novidades sobre a história da moda? Segue a gente!


Gostou das dicas para comemorar o Dia do Museu conhecendo um pouco mais sobre a história de moda pelo mundo e sobre tours virtuais? 


Nós, da Julia’s, amamos produzir textos com curiosidades e histórias que agregam ainda mais o universo que nós mais adoramos: da moda. São detalhes que, mesmo antigos, construíram toda história até os dias de hoje, e mesmo nos dias atuais, ainda continuam agregando às tendências do momento.


Confira nosso Instagram e veja muito mais curiosidades e dicas como essas.


CONFIRA MAIS

NOTÍCIAS

pessoanews

FIQUE POR DENTRO

NEWS

Cadastre-se para receber informativo com todas as nossas novidades e notícias sobre estilo e tendencia