CONFIRA NOSSO

BLOG

ACESSÓRIOS

Conheça modelos que estão mudando o mundo da moda e as passarelas

09/09/2020
blog_int

Os tempos passaram e o mundo inteiro se reinventou. Isso não é diferente com o universo da moda que se reformulou e hoje dá espaço para aquilo que merece seu verdadeiro destaque: a diversidade. 


Isso não quer dizer que as modelos dos corpos perfeitos, da pele de pêssego e do cabelo considerado “ideal” sumiram das passarelas, mas sim, que esse mundo também está dando espaço merecido às mulheres reais, que têm em seus diferenciais o detalhe faltante para dar um brilho novo às passarelas, como as mulheres trans, negras e plus size.


Anos atrás, estas mulheres tiveram seus nomes riscados das possíveis modelos que poderiam desfilar nas passarelas mais famosas do mundo da moda e em eventos da alta costura por um motivo: o preconceito. Afinal, segundo a sociedade, elas não seriam o padrão de beleza ideal e perfeito.


O bom é que o mundo mudou e a diversidade vem ganhando espaço e entrando em cena como forma de dar sumiço ao preconceito e "olá" ao novo padrão de beleza: o do amor próprio.


Por mais que o espaço ainda seja pequeno, o crescimento da visibilidade já é bem mais notável


Ainda que a cultura seja algo impregnado na vida das pessoas e a visão de que o mundo não é mais o mesmo de muitos anos atrás (e faz tempo) ainda é distorcida, o tema sobre modelos que fogem dos padrões merece destaque e seu real lugar de fala.


Por muitos anos, o mundo da moda não via as mulheres diferente do padrão imposto como possíveis modelos para as passarelas e capas de revista da alta costura, com destaque para mulher negras, plus size e trans. Hoje, felizmente, o cenário é outro. Assim, a diversidade vem ganhando muito mais espaço, sendo ela a palavra que está definindo o amor dos consumidores por suas marcas.


O que queremos dizer com isso? Marcas que investem na diversidade vêm ganhando carinho, admiração e, claro, mais lucro por parte dos consumidores, que veem na própria empresa seus rostos espelhados, fazendo com que essas pessoas, que por muitos anos foram consideradas fora dos padrões, se sintam parte de verdade daquele universo.


As novas caras das passarelas do mundo da moda estão ganhando mais espaço: UHU!


Para você entender como esse mundo está mudando, trouxemos alguns exemplos de modelos que estão transformando o mundo da moda, tendo a diversidade como principal bordão ao colocar seus saltos na passarela, seus rostos nas capas de revistas e suas falas em redes sociais que atingem o mundo inteiro.


- Modelos trans

Por bastante tempo, a grife de lingeries Victória’s Srecret enfrentou uma série de críticas por não ser adepta à diversidade. Todavia, em 2019, atendeu a um pedido antigo do público e escalou uma modelo transexual para trabalhar na marca. 


A escolhida foi a brasileira Valentina Sampaio, de 22 anos, que destacou uma frase de respeito em suas redes sociais em relação a quem se sente parte das minorias: “Nunca pare de sonhar!”. 


- Modelos plus size

Outras modelos que vêm ganhando maior visibilidade, jogando pra longe a ideia de que o corpo magro é o corpo ideal são as modelos plus size. Maravilhosas, inspiradoras e encantadoras mulheres como Ashley Graham e Fluvia Lacerda entraram nesse universo ganhando a visibilidade merecida através da diversidade, destacando o quanto a autoaceitação, o amor próprio e a elevação da autoestima são fundamentais para você alcançar seus sonhos. 


As modelos plus size fazem sucesso com seus discursos reais, exibindo sem vergonha suas curvas e a pluralidade da beleza, e conquistando cada vez mais as passarelas do mundo da moda, as revistas mais famosas do mundo, fãs por todos os lados e de todos os cantos e, o principal: seu merecido espaço no universo fashion.




- Modelos negras

Mesmo com a diversidade crescendo no mundo da moda, o número de modelos brancas ainda é bem maior nas passarelas e capas de revistas - o que demonstra como a representatividade é baixa e como poucas modelos negras fazem sucesso: Joan Smalls, Iman, Jordan Dunn, Alek Wek e Tyra Banks e, claro, a impecável Naomi Campbell são alguns dos poucos nomes consagrados no universo fashion mundial.


Mesmo assim, ainda nota-se uma crescente da representatividade. Com os protestos atuais de “Vidas Negras Importam”, o assunto ganhou maior visibilidade e respeito, mas ainda precisa ser igualado e mais respeitado. 


Algumas modelos que vêm ganhando espaço no universo fashion: Samile Bermannelli, baiana que desfilou para Victoria’s Secret, Elie Saab, Dolce & Gabbana, Marc Jacobs e Tommy Hilfiger; Maria Borges, angolana que virou ícone no mundo da moda por desfilar por marcas como Givenchy e a primeira modelo a pisar na passarela com o cabelo 100% afro, sem peruca, aplique, alisamento ou qualquer coisa que pudesse esconder o verdadeiro visual de seus fios¹.


Outras modelos negras vêm se destacando no mundo da moda: a britânica Leomi Anderson. Duckie Thot, a boneca Barbie negra. Zuri Tibby, descoberta em um shopping, na Florida, EUA, além de Aiden Curtis, Amilna Estevao e Grace Bol.


São elas algumas das responsáveis por levar representatividade e orgulho para a passarela, mostrando que seu lugar não só pode como deve ser onde elas quiserem, independentemente de sua cor, credo, classe ou gênero.

¹ Fonte


Ama o mundo da moda? Então, fica ligada!


Mensalmente, postamos posts em nosso blog que abrangem o universo da moda em todos os sentidos: looks, combinações, representatividade e semanas fashions, informações e novidades da moda, lançamento de nossas coleções, entre muitos outros assuntos.


Se você quer conferir tudo isso, fica sempre de olho no nosso blog, tem sempre coisa nova esperando por você!


CONFIRA MAIS

NOTÍCIAS

pessoanews

FIQUE POR DENTRO

NEWS

Cadastre-se para receber informativo com todas as nossas novidades e notícias sobre estilo e tendencia